Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sinflumar
Novidades
Acordos
Contatos
Webmail
Porto Alegre / RS
Rua General Câmara nº 413
Conjunto 03 e 04
Centro - Porto Alegre / RS / Brasil
CEP: 90010-230
E-mail: sinflumar@sinflumar.com.br
Telefone: 3028.1820
Fax: 3028.1820
Celular: 8155.9937
Informações Gerais:
Diretoria - (51) 3013.5678
 
Mapa de Porto Alegre
veja como chegar
 
  Rio Grande / RS
Rua Conde de Porto Alegre nº 107
Centro - Rio Grande / RS / Brasil
CEP: 96.200-330
Telefone: (53) 3231-8185
 
 
Mapa de Rio Grande
veja como chegar
 
Sinflumar

HISTÓRICO

O movimento de fundação da Associação dos Fluviários da Bacia da Lagoa dos Patos é AFLUBAPA, foi realizado em 1976 pelos alunos do Curso Fundamental de Formação de Pilotos, Condutores Fluviais, Marinheiros de Máquinas e Convés, realizado na Delegacia da Capitania dos Portos do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. No encerramento do curso, ao saí­rem em busca do primeiro embarque, depararam-se com muitas dificuldades e ao começarem os estágios, nas empresas de navegação, sentiram a falta de um órgão de Classe para a defesa da categoria, foi então que começou a história da AFLUBAPA.

Com a fundação da AFLUBAPA, locaram uma sala na Rua Uruguai, sua primeira sede. Logo após, veio a filiação a Federação Nacional dos Trabalhadores Marí­timos (FNTTAA), quando a AFLUBAPA passou a dividir a sede com a Delegacia Regional da Federação, localizada na Rua General Cãmara, nº 413, sala 04, onde figura até os dias de hoje, a sede atual da entidade.

Assim, com o passar do tempo, em 26 de dezembro de 1986, foi a Associação reconhecida pelo Ministério do Trabalho como Sindicato Regional de Representação dos Fluviários. Mais tarde, em 31 de março de 1987, é eleita e empossada a primeira diretoria do Sindicato.

O Sindicato é uma entidade de classe reconhecida nacionalmente pela sua história de grandes lutas e conquistas para os trabalhadores da categoria.

Após o 1º congresso, realizado em 1990, adotaria o nome de Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Marí­timos e Fluviais do Estado do Rio Grande do Sul - SINFLUMAR.

Seguindo o crescimento da entidade com ampliação de sua base, nossa entidade foi procurada por trabalhadores de categorias afins, e após uma reformulação estatutaria em 1999, foi alterado o registro sindical no Ministério do Trabalho, passando em 2002, a representar, além dos aquaviários, os funcionários de Agências de Navegação e dos terminais de containers do Estado do Rio Grande do Sul.

Entidade filiada a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins - FNTTAA e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos na Pesca e nos Portos - COMTTMAF.

DIRETORIA SINFLUMAR
(MANDATO OUTUBRO 2011/2014)

Diretoria Executiva:
Presidente: VALDEZ FRANCISCO DE OLIVEIRA
Vice-Presidente: MARCO AURELIO TAROUCO DE FREITAS
Secretario Geral: RICARDO LEITE GOULART PONZI

Diretor de Finanças: JURANDIR GOMES PINTO
Diretor de Formação e Relações Sindicais: CARLOS ROBERTO DE SOUZA
Diretor de Assuntos Jurídicos: FLAVIO LUIS DE LEMOS
Diretor Administrativo: JORGE ITAMAR DIAS DA SILVA

Suplentes Diretoria Executiva:
VILMAR OLIVEIRA DE CARVALHO
ADI CELESTINO ALVES DA SILVA
JOÃO PEDRO LOPES FERREIRA
ANTONIO MARQUES NOVO
LUIZ ALVES DA SILVA
HELIO CORREA VARGAS

Conselho Fiscal:
NERI WESTPHAL DE FREITAS
ELOI IABEL
RUBENS GARCIA CORREA

Suplente Conselho Fiscal:
GUARACI SILVEIRA RODRIGUES

Delegado junto a Federação:
RICARDO LEITE GOULART PONZI
VALDEZ FRANCISCO DE OLIVEIRA

Suplente Delegado junto a Federação:
MARCO AURELIO TAROUCO DE FREITAS
JURANDIR GOMES PINTO

ESTATUTO
Capítulo 1

Da denominação, sede, finalidades, prerrogativas, deveres e condições de funcionamento.

Art.1º - O Sindicato dos Trabalhadores Marítimos e Fluviais do Estado do Rio Grande do Sul, com sede e foro na cidade de Porto Alegre, com base territorial em todo o Estado do Rio Grande do Sul á constituição para fins de estudo, defesa e coordenação e representação legal da categoria profissional dos trabalhadores fluviais que exercem suas funções como capitães fluviais, mestres, motoristas e condutores, marinheiros e moços de máquinas e convés, cozinheiros, e taifeiros, trabalhadores em escritórios de agências de navegação marítima e fluvial, e trabalhadores em terminal de conteiners, mestres e encarregados em estaleiros e outros afins, com independência e autonomia da representação sindical perante o Estado, categoria econômica e partidos políticos na defesa das instituições democráticas, com intuito de colaboração com demais entidades sindicais de trabalhadores no sentido da solidariedade sindical.

 

voltar para a página principal

 

 

  Sinflumar | Novidades | Acordos | Contatos | Links | Webmail
Todos os direitos reservados - Sindicato Sinflumar 2016